Mesas Redondas e Palestras

Novas Tecnologias em Educação Médica – Benefícios e Desafios

Já tiveste algum trabalho em que precisaste mesmo da ajuda do Chat-GPT? Perguntas-te como é que estas ferramentas podem influenciar o teu ensino e os métodos de avaliação que são usados no curso de Medicina? 

Nesta sessão poderás refletir sobre o impacto da Inteligência Artificial na Educação Médica e a constante necessidade de adaptação do currículo às novas tecnologias

Prof. Doutor Arlindo Oliveira

  • Ex-Diretor do IST
  • Investigador na área da Inteligência Artificial

Dr. João Gancho Figueiredo

  • CEO do Xerpa-MD

Ensino Médico Pós-Graduado

Seja este ano ou em 2029, o fim do curso chegará com certeza. Mas e depois disso? Vou ser clínico, ou espera-me algo mais?

Nesta sessão, pretendemos abordar os dois ramos predominantes da formação pós-graduada em Medicina: a componente clínica, falando especificamente do internato médico e de como se processa a aprendizagem nesse período, e a formação médica extra-internato.

Prof. Doutora Mariana Alves

  • Professora Auxiliar e Co-Regente no Instituto de Introdução à Clínica
  • Membro da Comissão Revisão do 1.º Triénio Curricular MIM
  • Especialista em Medicina Interna e atual Presidente da Comissão de Internos do CHULN

Prof. Doutora Emília Monteiro

  • Professora Catedrática na NMS|FCM
  • Council Member na Federation of European Academies of Medicine, FEAM, Bélgica
  • Member of the Network Committee na European Clinical Research Infrastructure Network

Enriquecimento Personalizado do Currículo

Desde o início do curso, ouvimos falar sobre o Currículo Médico e tudo o que podemos fazer depois do curso para o enriquecer. Mas, e se te dissermos que o Enriquecimento do Currículo Médico começa na Faculdade?

Nesta sessão pretendemos abordar de que formas o percurso pré-clínico no curso de medicina pode ser adaptado aos interesses e preferências de cada estudante, conseguindo estes, assim, construir um Currículo rico nas mais diversas Áreas Médicas e Não Médicas.

Prof. Doutora Sofia Reimão

  • Professora Auxiliar Convidada e Regente da Área Disciplinar de Imagiologia
  • Mestre em Filosofia na FCSH da UCP e Membro do Centro de Estudos de Filosofia da UCP




Doutor José Melo

  • Diretor de Educação Médica da ANEM
  • Mestrado Integrado em Medicina na Universidade do Minho





Prof. Doutora Lia Neto

  • Professora Associada de Anatomia / Neuroanatomia e Regente da Área Disciplinar de Neuroanatomia e Anatomia Clínica
  • Co-Coordenadora do Grupo de Trabalho para Reforma do Ensino Pré-Clínico


Métodos de Avaliação e Ensino

Esta sessão terá como objetivo principal abordar os métodos de avaliação locais, comparando-os com outros que possam ou não aplicar-se no nosso paradigma. Para tal, teremos de ser capazes de elogiar os bons resultados que temos na nossa faculdade, e ao mesmo tempo pensar em estratégias para continuarmos a elevar a Educação Médica ao seu máximo potencial.

Prof. Doutora Madalena Patrício

  • Professora Jubilada e Membro Honorário do DEM da FMUL
  • Antiga Presidente e International Adviser da Association for Medical Education in Europe (AMEE) e Chair of Best Evidence Medical Education


Prof. Doutor António Medina de Almeida

  • Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa
  • Diretor do Serviço de Hematologia do Hospital da Luz Lisboa
  • Licenciado pela Universidade de Cambridge e Doutorado pelo Imperial College London

Prof. Doutora Ana Isabel Lopes

  • Atual Coordenadora da Comissão de Acompanhamento da Reforma do Ensino Clínico
  • Professora Catedrática e Regente da Disciplina de Pediatria
  • Diretora da Clínica Universitária de Pediatria e Diretora do Serviço de Pediatria do CHULN